10 Dicas para uma Vida mais Feliz


10 dicas, simples e práticas, do psiquiatra e escritor Roberto Shinyashiki, para aproveitarmos melhor a nossa vida.

1- Curta mais a sua companhia. Aprenda a viver feliz mesmo sozinho. Convide um amigo para ir ao cinema, mas, se não encontrar alguém disponível, vá com a pessoa mais fascinante do mundo: você mesmo.

2- Tenha alto astral. As pessoas competentes são aquelas que conseguem manter uma postura positiva mesmo nos momentos mais difíceis.

3- Viva com paixão. Procure estar perto de pessoas com alegria de viver e manter-se afastado de indivíduos baixo astral, aqueles que secam até arruda e pimenteira.

4- Malhe com prazer e cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercícios são fundamentais para uma vida saudável. Gostar de si mesmo significa gostar dos outros e deixar as portas abertas para que gostem da gente também.

5- Invista em você todos os dias. Nós somos arquitetos da nossa personalidade. Quando a pessoa nasce, Deus lhe dá um potencial infinito que poucas aproveitam.

6- Celebre as vitórias. Compartilhe seu sucesso com pessoas queridas. Mesmo as pequenas conquistas devem ser celebradas com alegria. Grite, chore, encha-se de energia para os próximos desafios.

7- Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente, para agradecer as dádivas recebidas. Mantenha o hábito de rezar antes de dormir, é bom para o sono e melhor ainda para a alma. A oração e a meditação são forças de inspiração.

8- Crie tempo para as pessoas importantes da vida. Filhos, esposas, maridos, pais e irmãos são as pessoas que vão estar com você nos melhores e piores momentos da sua vida.

9- Tenha amigos vencedores. Campeões falam de e com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedores. O “diz-me com quem andas”, continua válido, mais do que nunca.

10- Diga adeus para quem não lhe merece. Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento é uma forma cruel de masoquismo. Não deixe que relacionamentos inconsistentes atrapalhem sua vida. Deixe o espaço livre para um novo amor.

Continue lendo...

Memória Celular

Uma pessoa que recebe um órgão por transplante pode adquirir características do doador?

Você sabia que o coração pensa, lembra, comunica-se com outros corações, ajuda a regular o sistema imunológico e armazena informações que pulsam continuamente através do corpo?

Memória celular é o fenômeno em que receptores de órgãos transplantados recebem informações de seus doadores.

Em 2002, a revista científica Journal of Near-Death Studies publicou uma pesquisa extensiva realizada pelo neuroimunologista Paul Pearsall sobre o assunto.

Pearsall havia entrevistado cerca de 150 receptores que haviam passado por transplantes de coração ou de pulmão e afirmou que as células vivas do tecido do órgão transplantado tinham a capacidade de memória.

A teoria, conhecida como "memória celular", foi tema de um livro escrito por Pearsall chamado “The Heart’s Code” ou no Brasil "Memória das Células ". Nesse livro, muito interessante por sinal, ele descreve a experiência de diversos transplantados, como a história de uma menina de dez anos que recebeu o coração de outra de oito, poucas horas depois de esta ter sido assassinada. Tempos depois, ao fim de uma sucessão de pesadelos, ela "reviveu" a cena fatal de sua doadora - o rosto do assassino, uma arma, um lugar. A polícia foi informada e capturou o criminoso, que confessou tudo.

Este tema também, inspirou ainda outra publicação – A Voz do Coração, da professora de dança Claire Sylvia.Ela, que havia sido entrevistada por Pearsall, descreve sua experiência depois que recebeu o coração de um jovem em um transplante. Sylvia, que nunca havia bebido cerveja, acordou da cirurgia pedindo pela bebida – a preferida de seu doador.

O Assunto também foi abordado no Filme "The Eye" ("O Olho do Mal" no Brasil) de 2008, onde uma violonista (Sydney Wells - Interpretada por Jessica Alba) cega desde a infancia realiza um transplante de córneas, que a permite enxergar novamente. Porém logo ela começa a ver imagens aterrorizantes, sem saber o porquê.

Apesar das pesquisas, o assunto não encontra opinião unânime dentro da comunidade científica.

Neste livro, o doutor Pearsall expõe a teoria e a ciência que fundamentam a cardiologia energética, o campo que tem fornecido as mais importantes descobertas médicas, sociais e espirituais de nossa época. Explica como o coração é mais do que apenas uma bomba, regendo a sinfonia celular que é a própria essência do nosso ser.

Veja esta Notícia da BBC, de Abril de 2008.

Americano se mata após receber coração de suicida.

Um americano que havia recebido o coração de um suicida em um transplante, há 13 anos, se matou da mesma forma que seu doador, afirma uma reportagem do jornal americano Beaufort Gazette.

Segundo o jornal, Sonny Graham sofria de insuficiência cardíaca congestiva quando recebeu, em 1995, o coração de Terry Cottle, que havia se matado com um tiro na cabeça.

Depois de um ano com o novo órgão, ele procurou a família de Cottle para agradecer pelo órgão e acabou se envolvendo e casando com a viúva de seu doador, Cheryl Cottle, em 2004.

O jornal cita fontes da polícia e afirma que, na semana passada, Sonny Graham, que morava no Estado americano da Geórgia com a esposa e tinha 69 anos, se matou com um tiro na garganta na garagem da residência do casal.

De acordo com um amigo de Graham, cerca de 300 pesssoas compareceram ao funeral, realizado na sexta-feira na cidade de Viladia, na Geórgia.

Segundo os amigos do casal, Graham não aparentava estar deprimido.

Fonte:BBC

Continue lendo...

Composto Harmonizador

Este composto serve para harmonizar estomago, fígado, intestino, baço, musculatura, pele e mente. Também emagrece.
Pedir ervas rasuradas na hora da compra. Ervas para composto:
Espinheira Santa
Boldo do Chile
Alcachofra

Sene (Usas semente, a folha de Sene dá muita cólica).
Centella Asiática
Chapéu de Couro
Fuccus
Cavalinha
Passiflora Alata
(Marucujá, usar folha)
Menta Piperita (para dar gosto)

Chá – Fazer infusão por 5 minutos, tomar 3 vezes ao dia.

Tomar pela manhã em jejum, quente.
Tomar antes do almoço, pode ser frio.
Tomar antes de dormir, quente.

Como tintura - 50 ml de cada mistura

25 gotas em jejum, água quente.
Antes do almoço e antes de dormir.

Tomar durante 2 meses e parar por 15 dias.

Caso esteja em algum tratamento de saúde, não tomar sem orientação médica.

Atenção: Quem operou e não tem Vesícula Biliar, é melhor não colocar Alcachofra, pois a Alcachofra possui propriedades colerética (estimula a produção de bile), e colagoga (estimula a eliminação da bile pela vesícula biliar) estes efeitos em conjunto levam a uma melhora da digestão de gorduras, além da diminuição de colesterol e triglicérides. Mas se você não tem mais o reservatório (Vesícula Biliar), não possui onde armazenar, então o excesso de bile vai ir direto para o organismo, conclusão..........vai passar mal pra caramba.
Importante
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

Continue lendo...

Quer parar de comer Doces??? Então use a Garcínia.

Garcínia, um excelente moderador de apetite.
Um dia, em mais uma aula fantástica de Fitoterapia com Gilson Giombeli, estávamos conversando sobre a Hoodia Gordonii, que tem um principio ativo, o P57, que inibe a vontade de comer doces.
A Hoodia Gordonii está proibida pela Anvisa, pois não foi comprovada sua eficácia e segurança. "Não há como assegurar a ação do produto, tampouco a ausência de riscos para quem consumir o vegetal", informa a Anvisa.
Foi então que o Gilson falou sobre a Garcinia (Garcibia Cambogia), que também inibe a vontade de comer doces, reduz o apetite e é bem acessível. Falou sobre um princípio ativo que é o Ácido Hidroxicítrico, e é ele o responsável pela redução do apetite.

Continue lendo...

O que é um Psicopata?

Cercada de mitos, a psicopatia nem sempre está associada à violência e, ao contrário do que se imagina, pode ser tratada.
O termo “psicopata” caiu na boca do povo, embora na maioria das vezes seja usado de forma equivocada. Na verdade, poucos transtornos são tão incompreendidos quanto a personalidade psicopática.
Descrita pela primeira vez em 1941 pelo psiquiatra americano Hervey M. Cleckley, do Medical College da Geórgia, a psicopatia consiste num conjunto de comportamentos e traços de personalidade específicos. Encantadoras à primeira vista, essas pessoas geralmente causam boa impressão e são tidas como “normais” pelos que as conhecem superficialmente.
No entanto, costumam ser egocêntricas, desonestas e indignas de confiança. Com freqüência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio. Os psicopatas não sentem culpa. Nos relacionamentos amorosos são insensíveis e detestam compromisso. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas. Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos.

Quer continuar a Ler este post????.........então entre no Site da Revista Mente e Cérebro

Texto retirado da Revista Mente e Cérebro.

Continue lendo...

Spirulina - Naturalmente Rica em Nutrientes

A Spirulina maxima é uma alga unicelular de água salgada, formada por células grandes que apresenta um alto teor de proteínas e um índice de 85% de absorção e digestibilidade. É rica em vitaminas e sais minerais, possuindo todas as vitaminas do complexo B, A e E e minerais como ferro, fósforo, zinco, cálcio, potássio, magnésio, selênio, sódio e cromo, bem como um alto teor de clorofila.
Atua como supressor o apetite devido à presença relativamente alta da fenilalanina, que atua sobre o centro do apetite..Quando ingerida com o estômago vazio reveste suas paredes, produzindo uma sensação de plenitude gástrica e saciedade. Desta forma auxilia no tratamento da obesidade proporcionando um suave emagrecimento sem perdas nutricionais.

Pela presença da vitamina B12 evita transtornos do sistema nervoso e anemias provocadas por uma dieta vegetariana desbalanceada ou carencial.

A biotina e ferridoxina são substâncias que auxiliam na eliminação de CO2, impedindo a ausência de oxigênio; situação muito comum durante exercícios físicos prolongados, desta forma auxilia na dieta do atleta evitando câimbras e fadiga musculares.

Possui alto índice de digestibilidade com uma absorção de 85%. Pelo seu alto teor protéico se torna excelente complemento alimentar.

No tratamento da pele atua acelerando o processo de cicatrização e prevenindo a queratinização.

Este produto não é indicado para gestantes, nutrizes e crianças.

Indicações:
  • Pessoas com ausência ou insuficiência de alimentação matutina, sem horário fixo para alimentação, que não apreciam verduras e saladas.

  • Uso abusivo de bebidas alcoólicas, enlatados e/ou produtos instantâneos;Fadiga por excesso de trabalho;

  • Carência de cálcio, vitaminas e sais minerais;

  • Anemias e convalescências;

  • Dietas de emagrecimentos.

Para esta postagem, pesquisei o Compêndio de Fitoterapia herbarium.

Importante

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

Continue lendo...

Os Benefícios da Drenagem Linfática

O tratamento melhora a celulite e reduz o inchaço. E o melhor: ele não dói.
Mulher tem mania de achar que para ficar mais bonita precisa sofrer: injeção, bisturi, choque. Mas saiba que com uma massagem gostosa e relaxante é possível diminuir a retenção de líquidos do corpo e eliminar toxinas.
O que é: Um tipo de massagem que drena líquidos acumulados nos membros inferiores, principalmente das pernas. Esses líquidos contribuem para o aumento da celulite e do inchaço.

Como é: As manobras são suaves, delicadas, gostosas até. Gânglios localizados na virilha, axilas e pernas são bombeados para que as toxinas e a água acumulada saiam com facilidade.

Para que serve: Alivia o peso de pernas e pés e trata e previne aquele aspecto ondulado da celulite. Também é utilizada para combater o inchaço que rola depois de uma cirurgia plástica.

Quanto custa: R$ 70 a R$ 120 por sessão.

Número de sessões: No início, costuma-se sugerir duas vezes por semana. Mas, se puder, vale adotar para a vida toda: uma sessão por semana ou a cada quinze dias.

Drenagem linfática emagrece?

Tem gente que procura os benefícios da drenagem achando que vai perder alguns quilinhos. Mas é bom saber que as mãos dos profissionais não fazem milagre. Drenagem não é dieta. É eliminação de líquidos. Quem precisa perder peso deve adotar uma alimentação saudável e se exercitar com freqüência.
(Texto retirado da revista Mde Mulher)

Continue lendo...

Animal de Poder

De acordo com varias tradições xamânicas, cada pessoa tem pelo menos um Animal de Poder. Esse espírito é individual, de cada um, e está ligado ao íntimo de seu próprio espírito. São chamados de animais de poder porque o poder ou força de vida primal chegam a nós através deles.

Em algumas tradições são chamados de "Alma Animal" porque seria uma das almas necessárias pra se formar um indivíduo.

Esses espíritos tedem a tomar forma ou moldar sua força de vida de acordo com sua natureza. É comum assumirmos certas posturas, ou mesmos que nossos traços fisicos passem a se mostrar cada vez mais próximos aos do animal que tomamos contato. Por conta disso, existe a tentação de tentarmos escolher um determinado animal de poder, por ele ter características que gostaríamos que os outros vissem em nós. Mas isso é uma tentativa totalmente sem fundamento, pois nós não escolhemos um Animal de Poder, eles que se apresentam a nós por vontade própria.
Como espiritos, eles escolhem nossa companhia por encontrarem alguma coisa em nosso íntimo que reflete sua natureza. Eles nos trazem a percepção de nossos dons que talvez por medo ou negligência, não damos atenção ou utilizamos de forma errada.

Eles ficam conosco por toda a vida, outros espíritos podem vir e ir, porém nosso Animal de Poder não nos deixa, a não ser em casos extremos, como traumas ou profundas mudanças na vida. Nesses casos, o espírito deve ser recuperado ou um novo espírito pode ser invocado.

Segundo a tradição, nosso Animal de Poder pode se mostrar em sonho, visões, meditações, ou por meio de um xamâ experiente.

Todo animal tem os seu significado, coloquei aqui o da Águia, pois é incrível a capacidade de renovação que ela tem.

Águia - Iluminação, a visão interior, invocada para poderes xamânicos, coragem, elevação do espírito a grandes alturas, orgulho, força independência e mobilidade.

A águia voa sem medo entre o céu e a terra e nos ensina a encarar o medo natural que temos do desconhecido para podermos voa o mais alto que nossos corações queiram nos levar. Ela chega a viver até 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos.

Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar; seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando contra o peito envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas; e voar já está se tornando tarefa difícil !!!

Então, a águia só tem duas alternativas:morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.

Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois meses ela sai para seu famoso vôo de renovação. E poderá viver, então, por mais 30 anos.

É isso o que as vezes temos que fazer em nossas vidas. Nos resguardarmos por algum tempo e começar um processo de renovação,para que continuemos a voar um vôo de vitória.

Texto retirado dos sites:

http://www.terramistica.com.br/

http://www.salves.com.br/xapoweranim.htm

Continue lendo...

Cansado da vida que leva? O sabático pode ser a saída

"A arte de parar para se reciclar" é uma das definições para sabático, período que, na opinião do administrador Herbert Steinberg, todos deveriam ter para se reavaliar.

Quem nunca sonhou parar com o que está fazendo e, literalmente, cair no mundo? Certamente muita gente. No entanto, pela necessidade de se manter empregada ou, então, pela falta de um projeto previamente estabelecido, falta coragem para levar a idéia adiante. Para a maioria, parar em plena atividade é uma loucura total, mas para o consultor em desenvolvimento humano e governança corporativa, Herbert Steinberg, não tem nada de insano parar de vez em quando se o objetivo for recarregar as baterias. "Só que não basta parar por parar. É preciso ocupar o tempo com algum projeto que proporcione a oportunidade de autocrescimento. Em outras palavras, uma reavaliação da vida pessoal ou profissional, um afastamento para rever rumos", afirma.

A modalidade é conhecida como sábatico, um período destinado à reciclagem, que pode ser mais longo do que os tradicionais 30 dias de férias. "Ou seja, o tempo necessário para produzir mudanças, o que depende de cada projeto. De acordo com a estatística, o tempo ideal é de seis meses, mas se for necessário dois anos para construir uma ONG, por exemplo, e esse for o objetivo, esse será o tempo", enfatiza Steinberg ao falar sobre sua experiência sabática: percorrer a pé, em cinco semanas, os 884 quilômetros que separam Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, a Santiago de Compostela, na Espanha.

Segundo ele, a decisão de fazer o sabático levou em conta as inquietações do seu tempo de consultor..............para ler o texto na ítegra entre no site http://www.crasp.com.br/jornal/jornal194/sec2.html

Continue lendo...

07 de Abril - Dia Mundial da Saúde


"Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência” é o tema das comemorações do Dia Mundial da Saúde 2009.
Para saber mais sobre o evento comemorativo, relacionado ao Dia Mundial da Saúde, que a USP vai realizar entre no site e confira. http://www.fsp.usp.br/

Continue lendo...

Aromaterapia e Tumores

Um dos principais institutos de pesquisa em câncer dos Estados Unidos, o M.D. Anderson Cancer Center, que fica no Texas, começa a estudar a ação dos aromas no tratamento da doença. As primeiras descobertas mostraram que alguns óleos essenciais têm propriedades antimicrobianas e estimulam as defesas do corpo. Isso sem falar nos efeitos contra o estresse e a ansiedade, dois agravantes do mal. "As essências, claro, não promovem a cura, mas ajudam a controlar as crises de náusea causadas pela quimioterapia", enfatiza a médica oncologista Cherie Perez, coordenadora do estudo. Óleos essenciais auxiliam no tratamento do câncer, além de melhorar o estado de ânimo do paciente.


por Anderson Moço foto Sheila Oliveira

Quer saber mais sobre Medicina Alternativa, entre no site http://saude.abril.com.br/

(Texto Retirado do site Saúde)

Continue lendo...

A Caminho de Josimath - Relatos de uma Viagem

O caminho para Josimath é lindo, vai beirando o Ganges o tempo inteiro, passando por 9 divisões do sistema de rios que formam o Ganges até que ele vira um pequeno rio de água cristalina. Essa divisão na foto é a primeira de todas e a mais sagrada. Seu nome é Devaprayag e oficialmente é a partir daí que o Ganges começa.

Se toda estrada na Índia já é perigosa, essa aqui é muito mais. São 12 horas beirando abismos cada vez maiores, numa estradinha esburacada que mal dá pra passar um carro e que é mão dupla........................quer continuar a ler sobre esta incrível viagem???? então entre no link http://relatosviagem.blogspot.com/ e continue a ler as incríveis histórias do Gabriel, um estudante de Vedanta, que em 2008 fez o que muita gente tem vontade, viajou pelo mundo. Esteve na Índia onde além de ter vivido experiências inesquecíveis, estudou Vedanta.

Os textos são maravilhosos e muitas vezes engraçados..........vale a pena ler e viajar com ele neste blog........um beijo Gabriel.

Continue lendo...

Ghee - Os segredos da Alimentação Ayurvédica.

Ghee ou manteiga clarificada vem sendo utilizada na Índia há milênios de anos tanto na culinária como nos tratamentos medicinais milenares.O Ayurveda -medicina tradicional indiana - o considera uma Rasayana, ou seja, um alimento que promove longevidade e rejuvenescimento.

Ghee é tradicionalmente produzido ao aquecer manteiga fresca, sem sal e sem adição de nenhum produto químico e de boa qualidade até que ela se torne um líquido dourado e translúcido e com perfume característico. Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumido por pessoas alérgicas à lactose.

Continue lendo...

Personal Cook - Saúde e Prazer no Paladar

Você já deve ter ouviu falar em Personal Trainer, Personal Stylist, mas em Personal Cook você já ouviu falar?????????.Ah já ouviu!!!. Agora imagine este personal cook te ajudar a se alimentar de uma forma mais saudável, usando produtos integrais, naturais, orgânicos e ainda mais, que além de tudo é especializado em comida indiana, quer mais alguma coisa???. Ah quer??, então tá, se eu disser que também é especializado em Alimentação Ayurvédica?.

Quem assim como eu, resolve cuidar mais da saúde, da alimentação e procura na Ayurveda ter uma vida longa e saudável, sabe que não é nada fácil esta transição para a alimentação saudável. Principalmente quando não entendemos muito, ou na verdade, nada sobre culinária, e com tantas especiarias, tudo parece ainda mais difícil. Como saber o que eu posso e o que não posso comer, será que esta alimentação é para meu Dosha????, como fazer a comida ficar mais gostosa???........é ai que entra a Personal Cook Fabiana Nachbal.

Continue lendo...

Saiba como usar as ervas a favor do seu seu bem-estar

O fitoterapeuta Sérgio Franceschini, de São Paulo, indica ervas e frutas que acabam com ansiedade, tosse, cólica, insônia...

1. Alto nível de gordura no sangue: Fruta Laranja (casca)
Modo de preparo: chá por infusão
Uso: tome após o almoço e o jantar

2. Ansiedade: Erva Alfazema (flores)
Modo de preparo: chá por infusão
Uso: beba de manhã, à tarde e à noite


3. Cólica menstrual: Erva Melissa (folhas)
Modo de preparo: chá por infusão
Uso: beba de manhã, à tarde e à noite - ou de duas em duas horas por seis vezes


4. Dor de estômago: Erva Espinheira-santa (folha)
Modo de preparo: chá por infusão
Uso: tome após o almoço e o jantar. O chá é contraindicado para gestantes em qualquer período da gravidez

5. Espinhas e cravos: Fruta Mamão verde (fruto)
Modo de preparo: só é preciso amassar a fruta com a ajuda de um garfo
Uso: passe diretamente na espinha, à noite, por dez minutos. Depois, lave com água e sabão. O mamão possui princípios ativos cicatrizantes

6. Hipertensão: Erva Embaúba (folha)
Modo de preparo: chá por infusão
Uso: beba de manhã, à tarde e à noite - ou de duas em duas horas por seis vezes

7. Insônia: Erva Maracujá (folhas ou flores)
Modo de preparo: chá por infusão
Uso: ingira após o jantar e antes de deitar

8. Intestino preso: Erva Sene (folhas)
Modo de preparo: chá por decocção
Uso: beba antes de dormir

9. Olheira: Erva Romã (folhas ou polpa do fruto)
Modo de preparo: compressa por infusão
Uso: aplique na região dos olhos à noite, antes de dormir, por aproximadamente 15 minutos. Não é necessário lavar o rosto após a aplicação da compressa

10. Queda de cabelo: Erva Babosa (polpa da folha)
Modo de preparo: descasque a folha até sobrar apenas a polpa branca. Corte-a em seis quadrados de 1 cm e despeje em seu xampu. Aguarde três dias, tempo necessário para os princípios ativos da babosa agirem
Uso: passe o xampu no cabelo normalmente

11. Tosse: Erva Eucalipto (folhas)
Modo de preparo: chá por infusão
Uso: beba uma xícara (café) por hora

12. Varizes: Erva Mil-folhas (flores)
Modo de preparo: compressa por infusão
Uso: aplique de manhã, à tarde e à noite por 20 minutos. Depois, lave com água e sabão

Como preparar as compressas e os chás..........quer continuar a ler este texto???......então entre no site http://mdemulher.abril.com.br/

(Retirado do site Revista MdeMulher)

Importante
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

Continue lendo...

Conheça suas articulações e previna algumas lesões - (Retirado do Site BemStar).

Muitas pessoas quando entram em uma academia ou iniciam um treinamento desportivo, querem mostrar o máximo de suas capacidades físicas, mas isso pode ter um preço...

Muitas pessoas quando entram em uma academia ou iniciam um treinamento desportivo, querem mostrar o máximo de suas capacidades físicas. Alguns dias depois do treinamento, muitos não conseguem mover os ombros, joelhos e as demais articulações do corpo.

Não podemos contrariar o fato de que o processo de treinamento intenso, em vários tipos de esportes, colocam tensão significativa em suas articulações. Muito desgaste pode causar danos e perda de osso e até a perda da função de uma articulação. Antes de evitar esse tipo de problema saiba como funciona a articulação.

Estrutura de uma articulação

. Entre o tendão e o osso há uma pequena bolsa cheia de líquido articular lubrificante (líquido sinovial) que age como uma "almofada". Esta bolsa pode sofrer inflamação como resultado de uso desajeitado de uma articulação ou uma irritação causada por um dano a um tendão e/ou ligamento.

. A cartilagem é o material que cria a superfície lisa de uma articulação. Pressão anormal colocada na cartilagem pelos ossos, pode conduzir a lesões na mesma. Quando a cartilagem ficar muito gasta haverá um contato entre os ossos da articulação, causando muita dor, podendo levar a uma artrite, condromalácea, entre outras.

. Os ligamentos são feitos de tecido conjuntivo, estabilizando uma articulação. A lesão ao ligamento pode ser resultado de um movimento incomum (não fisiológico), gradualmente a movimentos repetitivos, fraqueza muscular.

. O tendão é feito de tecido conjuntivo fibroso que conecta o músculo ao osso. O excesso de treinamento pode causar uma inflamação (tendinite).

Como prevenir? - Os métodos de treinamento e estilo de vida podem afetar seu corpo em geral. Para minimizar suas chances de lesões, siga algumas dicas:

. Aquecimento antes de qualquer treinamento
. Mexer as articulações com movimentos leves
. Alongar a musculatura 20 minutos após o treinamento, deixando seu músculo iniciar um processo de relaxamento
. Não ignore a dor, a fadiga é um efeito colateral normal dentro de treinamento. A dor não!
. Procure sempre um acompanhamento de um fisioterapeuta especializado, se necessário tenha ajuda de uma equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, educador físico e nutricionista).

Quer mais dicas??? entre no site http://bemstar.globo.com/

(Retirado do Site BemStar).

Continue lendo...

A castanha-do-Pará


A brasileiríssima castanha-do-Pará é uma semente que ajuda a preservar a vida e a combater enfermidades do coração e até câncer...

A castanha-do-Pará é uma oleaginosa, assim como a noz e o amendoim, de origem totalmente nacional, pois é nativa da Floresta Amazônica, onde é consumida há séculos pelas populações da região Norte do país.

Esta semente tem um papel importante no retardamento do envelhecimento, pois além do alto valor protéico, contém grandes quantidades de selênio, que tem uma forte atuação como antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram o processo de desgaste das células do nosso organismo.

O selênio atua em conjunto com a vitamina E, num processo eficaz de controle do colesterol. Além disso, esta semente tem grandes quantidades de ácidos graxos, como os ômega 3 e 6, o que a torna um importante alimento preventivo de doenças e complicações do sistema cardiovascular,protegendo o coração.

No Norte do Brasil, ela é consumida torrada, ou na forma de farinhas, doces e até sorvetes. Mas para para conseguir todos os benefícios desta semente, basta ingerir uma unidade da castanha-do-Pará por dia. Cada unidade, pesa em média 4g e tem um valor calórico de 27kcal.

Quer maisdicas??? entre no site http://bemstar.globo.com/

(Retirado do Site BemStar - Por Marco de Cardoso)

Continue lendo...

O Guardião do Castelo



Certo dia, num mosteiro zen-budista, com a morte do guardião, foi preciso encontrar um substituto. O grande Mestre convocou, então, todos os discípulos para determinar quem seria o novo sentinela. O Mestre, com muita tranqüilidade, falou: - “ Assumirá o posto o primeiro monge que resolver o problema que vou apresentar.”

Então, ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo, e disse apenas:

“ Aqui está o problema!”

Todos ficaram olhando a cena: o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro. O que representaria? O que fazer? Qual o enigma?

Nesse instante, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e ....ZAPT....destruiu tudo, com um só golpe. Tão logo O discípulo retornou a seu lugar, o Mestre disse:

“ Você será o novo Guardião do Castelo”.

Moral da História:

Não importa qual o problema. Nem que seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado. Um problema é um problema. Mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que se acabou. Por mais lindo que seja ou tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, tem que ser suprimido. Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam um espaço inútil em seus corações e mentes. Espaços esse indispensável para recriar a ida.

Existe um provérbio oriental que diz: “Para você beber o vinho numa taça cheia de chá, é necessário primeiro jogar o chá fora, para, então, beber o vinho.”

Limpe a sua vida, comece pelas gavetas, armários, até chegar às pessoas do passado que não fazem mais sentido estar ocupando espaços em seu coração. O passado serve como lição, como experiência. Como referência.

Serve para ser relembrado e não revivido. Use as experiências do passado no presente, para construir o seu futuro. Necessariamente nessa ordem!

(Autor Desconhecido).

Continue lendo...

Como surgiu a homeopatia?

A homeopatia foi criada no fim do século 18 por Samuel Hahnemann, alemão doutorado em medicina e profundo conhecedor de química e mineralogia, como alternativa aos métodos de cura usados na época, todos bastante agressivos. Como o próprio nome diz, a homeopatia (do grego homoios, “semelhante”, mais pathos, “sofrimento”) oferece aos pacientes remédios feitos com substâncias que provocam sintomas parecidos com os da doença. Em alguns casos, esses sinais até se agravam antes de começar a desaparecer – afinal, o objetivo é fazer com que o organismo reaja, crie anticorpos e se torne mais saudável. Daí por que a homeopatia não se propõe só a combater os efeitos das moléstias. A missão é equilibrar a vida do indivíduo por inteiro. Quem se trata segundo essa prática toma os medicamentos quase todo o tempo, justamente para não ficar doente. A premissa é que todo ser possui uma chama ou energia vital que o mantém vivo e que no corpo doente essa energia está desequilibrada. “Os remédios, feitos à base de minerais, vegetais e até venenos de animais, são diluídos em até 100 partes de álcool”, explica Felix Barbosa de Almeida, ex-presidente da Associação Paulista de Homeopatia. “Quanto mais diluído, mais funcional e prolongado é seu efeito.” No Brasil, a homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980.

Quer saber mais, então entre no linkhttp://vidasimples.abril.com.br/subhomes/listas/canal.shtml?listas_139.shtml e descubra as 100 respostas para as nossas dúvidas.

(Retirado do site Revista Vida Simples).

Continue lendo...

100 coisas para viver

Em um dia aparentemente corriqueiro, David Bruno sentiu- se sufocado com a quantidade absurda de coisas que viu ao seu redor. O americano se deu conta de que andava invertendo valores: amava as coisas e usava as pessoas. Para lutar contra o consumismo, propôs a si mesmo um desafio batizado de The 100 Thing Challenge (O Desafio das 100 Coisas): até 12 de novembro, deve concluir uma lista com os 100 objetos pessoais que considera indispensáveis. A partir daí, passará um ano vivendo com esse número de pertences. Claro que há algumas regras: tudo que é compartilhado em família não foi incluído na conta, assim como artigos de grande valor afetivo, teoricamente dignos de serem levados por uma vida inteira pela sensação nostálgica que oferecem, como a Bíblia usada pelo avô durante a guerra. Em seu blog, sucesso na web, o empresário mantém um registro sobre o passo-a-passo do desapego: aos poucos, a lista do que irá permanecer diminui, enquanto cresce o que será vendido, doado ou jogado fora. Como todos nós, abrir mão de bens materiais é encarado como um sacrifício que Bruno vivencia a duras penas. E esta é a parte mais desafiadora de sua proposta: reavaliar seus conceitos sobre conforto e necessidade. Desde então, economizou tempo, dinheiro e energia, dando importância ao que realmente vale a pena. Através de um esforço realista e voluntário, tem mostrado que podemos, sim, simplificar desordem, padrões, desejos e excessos sem que isso resulte em infelicidade.

Quem quiser conferir como anda a lista de David...........entre no link do blog dele http://www.guynameddave.com/

http://vidasimples.abril.com.br/
(Retirado do site Revista Vida Simples set/2008)

Continue lendo...

Dicas Ayurvédicas


Água Morna

Ingerir pela manhã (entre 6 e 10 da manhã que é a hora Kapha do dia) em jejum, um copo de água morna com gotas de limão, pitada de sal (sal marinho ou sal grosso), para digerir AMA (toxinas) e estimular agni. Em casos de pressão arterial alta, não utilizar o sal, substituir por uma colher de café de mel. Esperar meia hora antes de comer. A água morna limpa as paredes do intestino, o limão faz com que a água entre diretamente na célula.

Água Morna também pode ser ingerida várias vezes ao dia, para digerir AMA.

Continue lendo...

Água com açúcar acalma?

Não, essa receita antiga, usada para acalmar pessoas que passaram por alguma situação de susto e tensão não passa de crendice popular. “Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, que é uma fonte de energia e não tem nenhum efeito tranqüilizante ou sedativo”, diz a endocrinologista Adriana Teloglia, professora do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo. “Apesar disso, o açúcar pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina. Essa sensação de bemestar é muitas vezes confundida com o tal efeito relaxante que muita gente acredita que a mistura de água com açúcar tem”, diz a farmacêutica mineira Denise Polato de Lima. Ao mesmo tempo, a ingestão do líquido pode ter um bom efeito psicológico e acabar funcionando como um placebo, acalmando por auto-sugestão. Os especialistas afirmam, no entanto, que contar até dez ou respirar fundo por alguns minutos são técnicas muito mais eficazes para conter o nervosismo e recuperar a tranqüilidade. Outra saída é recorrer a alguns calmantes naturais, como os chás de camomila ou de erva-doce.

Quer saber mais, então entre no linkhttp://vidasimples.abril.com.br/subhomes/listas/canal.shtml?listas_139.shtml e descubra as 100 respostas para as nossas dúvidas.

(Retirado do site Revista Vida Simples).

Continue lendo...

Selecionando Plantas

Neste capítulo, vou discorrer sobre a seleção ou escolha de plantas medicinais para o uso terapêutico.
Vale lembrar que a seleção não é aleatória. Diante do conhecimento das plantas e o problema indica-se a melhor planta medicinal ou aquela que vai ajudar a recuperar a saúde e a qualidade de vida de modo mais eficiente.

DESTACANDO DICAS PRÁTICAS
• o material de estudo e orientações deve ter credibilidade e ser respaldado pelas pesquisas científicas. Isso evita enganos e orientações equivocadas.
• Utilizar plantas conhecidas e que tenham suas propriedades pesquisadas e confirmadas. Assim, ao utilizar uma planta medicinal haverá ação terapêutica.
• As plantas medicinais devem ser identificadas pelo nome científico. Evitam-se enganos e usa-se a planta correta. Confiar em nomes populares não traz certeza. Há muitas plantas com nomes iguais e vários nomes para uma única espécie.
• Veja alguns exemplos: erva de são joão. Poderemos falar de várias plantas com este nome. E o que é pior. Podem-se usar inclusive plantas com ação tóxica ao ser ingerida.
• Há a necessidade de determinar qual a parte da planta a ser usada. Não há uma uniformidade na distribuição dos princípios ativos no vegetal. Muitas vezes, não há substâncias terapêuticas em várias partes da planta. Além disso, podemos ter uma parte da planta com princípio ativo e na outra encontrar substâncias tóxicas.
• Determine a parte da planta a ser utilizada. Exemplo: raiz, semente, casca, caule, flores, folhas, sumidade florida, etc.
• Escolheu a planta e sua parte? Agora o passo seguinte é selecionar apenas as partes sadias da planta. Principalmente se for utilizar as folhas, despreze todas as folhas amareladas, com fungos, ferrugem, partes estragadas e comidas por insetos.
• Determine se a planta é para uso interno ou externo. Geralmente, pensa-se que é para ser ingerido. Contudo, algumas plantas não podem ser ingeridas. Outras devem ser usadas topicamente para se obter resultados satisfatórios.
• Se for comprar as plantas medicinais, compre-as de locais idôneos e confiáveis. Jamais, compre-as de locais, como, calçadas, supermercados, banquinhas, etc. Podem estar contaminadas. Compre-as em lojas especializadas.
• Se for colher plantas evite as de beira de estradas, marginais de rios poluídos, onde há esgotos (informações adicionais posteriores para este assunto).
• Redobre a atenção à colher plantas em lavouras ou próximo. Pode-se estar colhendo algo contaminado com pesticidas e agrotóxicos em geral usados na agricultura.
• É importante saber preparar o chá ou a forma ideal para cada parte da planta.
• Escolhida a forma de preparo, mãos à obra. Contudo, cada preparado deve ser adequado. Pode-se determinar a presença ou não das substâncias com a forma que o preparamos. Veja um exemplo: a flor da camomila possui óleos essenciais. Estes são muito voláteis. Se fosse utilizar uma decocção para esta planta não teríamos substâncias no chá. Sem substâncias, não há ação terapêutica.
• Os vasilhames usados devem ser bem limpos e jamais usar alumínio. Pode-se utilizar vidro, louça, aço inox e até esmaltados.
• Toda planta possui um tempo de validade. Se colhida ela estraga mais rápido. Desidratada e bem seca conserva-se por mais tempo.
• Utilize plantas dentro do tempo de validade e conservadas em locais limpos e secos. Jamais deixe as mesmas em contato com produtos de limpeza ou produtos químicos.
• Lembre-se que o processo de secagem da planta é diferente para cada espécie. Portanto, o processo deve ser o correto para cada planta. Deve-se considerar a temperatura ideal e se ao sol ou se na sombra.
• Descarte plantas mofadas ou estragadas.
• A planta deve ter suas características organolépticas (ou seja, cheiro, gosto e cor) mantidas mesmo depois de seca.

QUANDO E QUANTO TOMAR UM FITO .............quer ler o texto na íntegra??? então mande um e-mail para anacarlacamargo@hotmail.com que enviarei a você.


Autores: Gilson Giombeli - Geoterapeuta, Massoterapeuta e Fitoterapeuta / CÉLIA LONGOBARDI Farmaceutica e Fitoterapeuta.

Importante
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

Continue lendo...

Depressão

"Sofrer de depressão simplesmente significa que você tem se reprimido demais. Depressão nada mais é do que repressão. Você está deprimido porque não lhe é permitido se expressar. ao se expressar, ao catarsear tudo o que está reprimido em seu inconsciente, você vai se tornar mais sano mais saudável."
Osho ( The Dhammapada: The Way of the Budha), Vol. 7.

Nos últimos anos, muitos artigos têm sido escritos sobre depressão. No entanto, o que geralmente se omite é que a depressão é originada basicamente da falta de expressão do indivíduo. E não é à toa, já que a nossa sociedade é a primeira a reprimir a expressão de nossas emoções, incentivando-nos desde cedo a controlá-las.

Bloqueadas as emoções, impedimos que a nossa energia vital circule livremente por nosso corpo, o que faz com que ele perca a vitalidade original e passe a refletir os bloqueios a que se submete. Apesar de as emoções bloqueadas serem freqüentemente as "negativas", a perda de sensibilidade do corpo gera uma incapacidade também para os sentimentos ditos "positivos", como a alegria e o amor.

A vida torna-se, então, carente de significado e, em níveis mais profundos de depressão, a pessoa não deseja sequer viver. Mas a depressão é mais comum do que se pensa na vida das pessoas. Acreditamos que, em nossa sociedade, pela cultura da repressão das emoções, todos os indivíduos sofrem de um certo grau de depressão.

Veja o que diz Lowen, em uma de suas obras mais recentes:

"Se ficamos deprimidos, por que não nos curamos espontaneamente? Na verdade, há pessoas que superam espontaneamente uma reação depressiva. Infelizmente, na maioria dos casos, a depressão tende a reaparecer, porque a causa subjacente persiste. Essa causa é a inibição da expressão dos sentimentos de medo, tristeza e raiva. A expressão desses sentimentos e a tensão concomitante reduzem a motilidade do corpo, resultando em um estado de redução ou depressão da vitalidade. Aliada a isto, está a ilusão de que seremos amados, se formos bons, servis, bem-sucedidos e assim por diante. Essa ilusão serve para manter o ânimo do indivíduo durante a luta para obter amor, mas, como o amor verdadeiro não pode ser adquirido ou obtido por qualquer desempenho, cedo ou tarde, a ilusão cai por terra e o indivíduo entra em depressão. A depressão desaparecerá, se o indivíduo puder sentir e expressar seus sentimentos.(...) Expressar os sentimentos alivia a tensão, permitindo ao corpo recuperar sua motilidade, aumentando assim a sua vitalidade. Este é o lado físico do processo terapêutico." (LOWEN, Alexander. Alegria. 2ª Edição. Ed, Summus, 1997, p.28)

Conclui-se que é necessário trabalhar o corpo para devolver-lhe a sensibilidade e, desta forma, criar uma base física para o prazer de viver.

http://www.namaste.com.br/

(Retirado do site Site Namastê).

Continue lendo...