Você Sabia ? Tabagismo.


Aspecto de uma parte de pulmão pertencente a um adulto não fumante. As pequenas manchas escuras foram causadas pela poluição de São Paulo.



Aspecto de uma parte de pulmão pertencente a um adulto fumante há mais de 20 anos.

Os benefícios na interrupção do Tabagismo são:

Após 20 minutos: a pressão arterial , a freqüência cardíaca assim como a temperatura das mãos e pés tendem a voltar ao normal.

Após 8 horas: o nível de monóxido de carbono no sangue normaliza. O nível de oxigenação no sangue aumenta.

Após 24 horas: diminui o risco de um ataque cardíaco.

Após 48 horas: as terminações nervosas começam a regenerar-se. O olfato e o paladar melhoram.

Após 72 horas: A árvore brônquica torna a respiração mais fácil e a capacidade pulmonar aumenta em até 30%.

Após 2 semanas: a circulação sangüínea aumenta e o caminhar torna-se mais fácil.

De 1 a 9 meses: diminuição da tosse, da congestão nasal, da fadiga e da dispnéia. O movimento ciliar dos brônquios volta ao normal, limpando os pulmões e reduzindo os riscos de infecções respiratórias. Aumento da capacidade física e da energia corporal.

10 anos é o tempo que as artérias de um ex-fumante levam para voltar ao normal, segundo pesquisa da Universidade de Dublin.

Continue lendo...

Tabagismo - Técnica Chinesa x Técnica Francesa

Na Auriculoterapia existem algumas receitas de pontos já selecionados. Em nosso estudo para o TCC, resolvemos confrontar a Escola Chinesa com a Escola Francesa, e selecionamos um grupo de pessoas para tratar de Tabagismo.

Em um grupo utilizamos a Técnica Chinesa e em outro a Técnica Francesa de pontos.

Com a técnica Chinesa não obtivemos nenhum resultado, o tratamento durou cerca de cinco semanas e nenhum cliente sentiu qualquer alteração com relação ao cigarro.

Com a Técnica Francesa o resultado foi bem diferente, este tratamento é utilizado em uma única aplicação e faz com que o organismo produza substâncias semelhantes ao fumo e o cliente desenvolve normalmente os seguintes sintomas:

- Não sente vontade de fumar;
- Tenta, mas não consegue fumar;
- O cigarro está sem gosto, parece fraco demais;
- Sensação de aversão ao cigarro;
- O cigarro está forte demais;
- Náuseas.
- Parestesia facial esquerda (formigamentos);

Se após uma semana o cliente diminuiu o cigarro, mas não parou de fumar, repita a aplicação. Mas atenção, o máximo é de duas aplicações com esta técnica. Se a pessoa não parou, não insista com este método.

Geralmente no dia em que se faz o tratamento a pessoa não sente vontade de fumar, depois começa a diminuir a quantidade de cigarros, o gosto do cigarro começa a incomodar, dar náuseas. O cliente tem que ficar muito atento e tentar não mudar a marca do cigarro.

Este grupo era de cinco pessoas e somente uma realmente parou de fumar, uma sentiu bem pouco dos sintomas, somente não sentiu vontade de fumar e formigamento na hora da aplicação, mas voltou a fumar depois de 6 dias. As outras mudaram a marca de cigarro.

Neste estudo queríamos concluir qual a melhor receita de pontos era eficaz. Mesmo a Técnica Francesa ter dado resultado, concluímos que na verdade não podemos tratar as pessoas com receitas ja definidas, pois cada uma foi levada ao cigarro por um motivo bem diferente.


Então chegamos à conclusão que, fumantes diferentes fumam por razões diferentes, consomem quantidades diferentes de nicotina, experimentam sintomas de abstinência diferentes etc. No momento de escolher um tratamento, tais fatores necessitam serem levados em conta. Se tivéssemos tratado primeiro a causa, que para um pode ser a ansiedade para outro a falta de alto estima ou a obesidade, e aí sim entrado com uma receita pré-definida teríamos um resultado muito melhor. Mesmo porque, ninguém é igual a ninguém.

Continue lendo...

Estudo de Casos - Auriculoterapia


Figura 1 - Dermatite de Contato


Figura 2 - Dermatite de Contato


Figura 3 - Sangria na Zona Correspondente / Área da Alergia e Ápice.

Figura 4 - 1º dia após o tratamento.

Este estudo foi um dos casos de Dermatite de Contato tratado no meu Trabalho de Conclusão de Curso, os resultados apresentados neste estudo, mostraram que a eficácia da Auriculoterapia na Dermatite de Contato foi de 100%. Isso indica que a Auriculoterapia é um excelente recurso para este tipo de alergia.

Cliente 1 – A.C.C. – 32 anos, se
xo feminino, solteira, nascida em São Paulo.

Relato do Caso: Foi diagnosticada com Dermatite de Contato em Novembro de 2006, na área do colo, pescoço e queixo do lado direito, utilizou recurso farmacológico - Furoato de Mometasona - por indicação médica durante 10 dias. A Dermatite desapareceu no 8° dia. Cliente relatou que, durante todo o processo de tratamento, a área afetada coçava muito e sentia uma sensação dolorosa e queimante.
Em Agosto de 2007 reapareceu no mesmo lugar, e novamente utilizou o mesmo recurso farmacológico por 10 dias. A Dermatite desapareceu no 9° dia, e novamente, durante todo o processo de tratamento, a área afetada coçava muito e sentia uma sensação dolorosa e queimante.
Em outubro de 2007 reapareceu no mesmo lugar.

Tratamento Utilizado: Tratamento de Auriculoterapia, Sangria na Zona Correspondente (Alergia) e no Ápice da Orelha.

É utilizado, desde a antiguidade, para eliminar o acúmulo do calor patogênico, que provoca febre alta e convulsão, também para tratar as dores causadas por estagnação de sangue, nas cefaléias, vertigens e visão turva provocadas pela subida do Yang do Fígado e da dor e inflamação da conjuntiva do olho, a constipação e a dermatite, produto do calor excessivo acumulado no pulmão e no intestino grosso.
A sangria é um método que ajuda a comunicar e drenar os canais e colaterais, eliminar a estagnação e facilitar a circulação do sangue; acalmar e eliminar o calor; é um método antinflamatório e analgésico.
A frequência das sessões pode variar entre sangrias diárias e mensais. De um modo geral, um ciclo terapêutico é constituído por 3- 5 sessões, com sangrias de 3-5 gotas de sangue por sessão; os diferentes programas terapêuticos não devem exceder os três ciclos.

Após o Tratamento.

Este caso foi tratado em apenas uma sessão e um reforço, um dia após o tratamento a zona lesionada da pele não apresentava mais o prurido, a coceira excessiva e a sensação dolorosa e queimante haviam cessado, apenas na região do queixo ainda coçava um pouco. Após três dia do tratamento, as manifestações dermatológicas haviam desaparecido totalmente.
O resultado do tratamento com Auriculoterapia na Dematite é muito rápido, mas se o mesmo se interrompe, os sintomas regressam facilmente, motivo pelo qual precisa-se realizar de um a dois ciclos de tratamento. Quatro dias após o início deste tratamento realizamos um reforço.

Continue lendo...

Auriculoterapia

Imagem: Correlação do pavilhão auricular com um feto

Pensando no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida, existem hoje métodos completamente naturais que atuam no processo de tratamento para promover o equilíbrio do cliente.

A Auriculoterapia a cada dia se torna mais procurada, são muitos os benefícios que ela pode trazer para restabelecer a saúde, melhorando assim a qualidade de vida. A medicina preventiva torna-se vantajosa na medida em que se consegue a manutenção geral da saúde. O importante é não somente a ausência de doenças mas, também, um sentimento de bem-estar e maior energia física e mental.

Cada organismo reage de uma forma ao estimulo, cada pessoa é um universo único. A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos.

Dentro dos microssistemas da Acupuntura, a Auriculoterapia é, na atualidade, um dos mais populares, tanto dentro como fora da China, é um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser geralmente pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes.

A Auriculoterapia, é utilizada no tratamento do tabagismo, obesidade, enxaqueca, dores em geral, depressão, ansiedade, coluna e síndrome do pânico, dentre outras. É especialmente indicada quando se necessita que o cliente leve o tratamento para casa.

A Auriculoterapia incide sobre pontos reflexos da orelha que representam conexões diretas com o sistema nervoso central. Este processo será responsável pela produção de endorfinas, que têm como missão desintoxicar o corpo e libertá-lo do vício. É desenvolvida para dar uma maior harmonia ao corpo, melhorando o equilíbrio do organismo.

Continue lendo...