Caldo de Cana: Suplemento Alimentar Natural


Esse eterno companheiro do popular pastel de feira conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar, entre eles o ferro, o cálcio, o potássio, o sódio, além das vitaminas C e do complexo B. Mas são os carboidratos os principais componentes do caldo de cana, o que faz dele uma ótima fonte de energia.

E por esse motivo, a substituição de suplementos tradicionais por caldo de cana está sendo testada por um grupo de pesquisadores e nutricionistas da Unicamp (Universidade de Campinas - SP). O objetivo desse trabalho científico é comprovar a eficácia da cana de açúcar não apenas para o rendimento físico, como também para a recuperação da massa muscular de atletas, principalmente, dos praticantes de futebol, a paixão nacional do brasileiro.

Após o consumo de carboidratos, toda pessoa ativa fica com uma reserva presente nos músculos, conhecida como glicogênio. Ao praticar exercícios, o atleta gasta essa reserva e quando acaba, tem necessidade de a repor, por meio de consumo de produtos que tenham açúcar e/ou amido como a cana de açúcar. Quando isso não acontece, o desportista se sente cansado ao final das partidas.
A cana possui importantes fontes de sacarose, é um elemento natural, seu custo é baixo e pode ser encontrada nas feiras-livres da cidade.
(Texto extraído do jornal Folha da Feira - Prefeitura do Rio de Janeiro - Julho/2005 - Ano 2 - Edição 18).
Importante
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

2 comentários

Carl Ike disse...

Olá Ana:

Gostaria de saber se vc tem mais informações sobre as propriedades benéficas do caldo de cana, para pessoas que não são atletas, mas, que apenas gostam de consumí-lo regularmente.

Obs: Gostei do seu blog, vc faz meditação transcendental ? Bem, de qualquer maneira, se vc se interessar, fica aqui o meu convite para que vc e quem mais quiser, visitar o meu blog, cujo endereço é:

http://carlike.wordpress.com

Lá vc também encontra assuntos relacionados ao nosso bem estar, principalmente, o bem estar interior, ok.

abs,

Carl Ike

Unknown disse...

Olá Ana e demais leitores,

Parabéns pelo artigo!

É muito bom saber que temos mais pessoas, a cada dia, dedicadas a desenvolver temas sobre nutrição, boa forma e saúde na internet.

Certamente, informações muito úteis e de um produto de fácil compra.


Gostaríamos de fazer um convite para visitar nosso sítio, quando tiver um tempo:
http://companhiadanutricao.com.br (opção PORTAL)

Felicidades para você e seus leitores!

Equipe Companhia da Nutrição
Valorizando os profissionais de saúde

Postar um comentário