Erva-Baleeira - Antiinflamatório Natural.

A Cordia Verbenacea conhecida como erva-beleeira, poderia chamar-se santa erva-baleeira, e todo terapeuta deveria ter sempre em mãos. Utilizo muito em massagens em forma de Gel, feito com a tintura, pois ela é muito boa para dores musculares, dores de pancadas, para pessoas com hérnia de disco, tendinite e etc.

Já tive várias experiências com esta planta, eu mesma quando comecei a fazer muitas massagens fiquei com tendinite e tomei a tintura por um mês e nunca mais senti dores.
Minha prima estava com uma inflamação no nervo do braço direito, tomou remédios por muito tempo e muito fortes, mas a dor não passava, um dia dei para ela folhas de erva-baleeira para fazer um chá, ela fez o chá como eu havia explicado e nem preciso dizer que nunca mais sentia a dor. Sempre que conversava com uma amiga ela reclamava de uma dor no punho, estava fazendo fisioterapia já fazia um tempo, mas sempre reclamava da dor. Falei para ela da erva-baleeira mas ela ficou com medo de tomar a tintura, disse que não havia problema que poderia tomar o chá, mas quando mencionei que não poderia adoçar ela então descartou a possibilidade. Então fiz o gel para ela passar, acho que o tratamento durou quase dois meses, passando o gel diariamente quantas vezes ela lembrasse. A dor passou completamente.

É um antiinflamatório poderosíssimo. Seu uso popular é largo e variado: é usada contra artrite, reumatismo, artrose, contusões e em todo tipo de inflamação, inclusive na forma de bochechos para aliviar dores de dente e tratar inflamações bucais. Além disso, é indicada contra úlceras. Seus poderes como cicatrizante e antiinflamatória é que fizeram a fama desta planta. Em algumas regiões, as folhas da erva-baleeira são cozidas e aplicadas sobre feridas para acelerar a cicatrização.

Composto Antiinflamatório - Artrite, artrose e para dores.

Erva-baleeira
Unha de gato
Garra do Diabo (diminui dor e deformação, para Artrite dizem que sara 100%).

Pode ser usado em forma de Chá, Gel ou Tintura.


Onde Comprar:

Bom Chá, Rua Tabatinguera, 520 - Centro/SP Fone: (11) 3112-1028

Eles possuem Taxonomista de Plantas.

Procure comprar o pacote grande e lacrado, nunca comprar ervas soltas e em feiras livres.

Utilizar somente as folhas da erva-baleeira.

E nunca se esqueça, a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem.
Importante
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

45 comentários

Anônimo disse...

Bom dia Ana.
Li a sua matéria e achei muito interessante. Faz tempo que estou atrás da erva baleeira para minha esposa que tem sérios problemas de dor com a artrite psoriásica. Consegui com a Chá e Cia aí do intererior de São Paulo. Comprei no início do mês e hoje, dia 28 ainda não recebi o produto. Por isso, quero mudar de fornecedor. Gostaria que me informasse o teu fornecedor para eu entrar em contato com. Tenho interesse também no creme para dor muscular.
Adail Rodrigues
Meu telefone é 54-3454-6530 adail.r@terra.com.br

Anônimo disse...

OLÁ,

MEU NOME É FÁTIMA, MUITO OBRIGADA PELA DICA DA ERVA-BALEEIRA, IREI USÁ-LA COM CERTEZA.

ABRAÇO

Unknown disse...

BOA TARDE SENHORA ANA,ESTAVA LENDO A SUA MATERIA,GOSTARIA DE SABER UMA COISA,COMO MEU SOGRO è PARALITICO TEM UMA PERNA QUE è MORTA E ELE ANDA EM CADEIRA DE RODA,E TEM A MOLETA TAMBEM ELE TEVE UM INFECçAO QUE O MUSCULO FICARAM SEM PODER SE MEXER,GOSTARIA DE SABER SE TEM UMA CLINICA ESPECIAL PARA FISIOTERAPIA,MAIS COM ERVAS NATURAL?DESCULPA A PERGUNTA MAIS EU GOSTARIA DE AJUDAR ELE.SE A SENHORA CONHECE PODE MIM MANDAR O ENDERECO?EU TAMBEM GOSTARIA DE PROVAR ESTA ERVA-BALEEIRA POR ORQUE EU TENHO MUITA DOR NAS COSTA ENO OMBRO ESQUERDO.MEU EMAIL è damurai68@gmail.com EU SOU DE SALVADOR BAHIA A GENTE TAMBEM USAMOS MUITA ERVAS.OBRIGADO RAI

Anônimo disse...

BOM DIA!
LI O SEU COMENTÁRIO E GOSTEI MUITO.
SÓ TENHO A AGRADECER.
NAMASTÊ

Anônimo disse...

Ola!
Estou na Alemanha, e so encontei essa erva num site daqui. Mas, eles me disseram que o cha que estavam vendendo era valido ate fevereiro e so me vendem se eu aceitar me responsabiizar. Eu, preciso da erva, mas nao sei se 3 meses pode afetar o cha, pois sabemos que alguns produtos sempre alcancam mais vida do que a valida pede(nao digo todos).
Gostaria da opiniao dos senhores, pois eles me disseram que nao poderao mais importar as ervas. meu email e, maria2011antonia@yahoo.com.br
Obrigada

Anônimo disse...

Como faço o gel?
Vc pode dar a receita?
Obrigada

elisabete_galdino@yahoo.com.br

Anônimo disse...

BOA NOITE ANA.
A MONHA ESPOSA VEM SOFRENDO DE FIBROMIALGIA HÁ MAIS DE 10 ANOS, JA PROCURAMOS MÉDICOS ESPECIALISTAS, QUASE TODOS RECEITAM AS MESMAS COISAS, REMÉDIOS PARA DORMIR, PARA ACALMAR AS DORES QUE SÃO MUITAS, FISIOTERAPIA ETC, NO DESESPERO PROCUREI A INTERNET, TENHO CERTEZA QUE DEUS NOS ENCAMINHOU À VC, GOSTARIA DE SABER COMO ENCONTRAR ESSA MILAGROSA PLANTA, QUE PELA FOTOGRAFIA ME PARECE TER AQUI EM CAMPOS DOS GOYTACAZES- RIO DE JANEIRO, MAS PREFIRO ADQUIRIR POR SEU INTERMÉDIO, NOS AJUDE.
afonsoccs@yahoo.com.br

Equilíbrio Mente e Corpo disse...

Oi Afonso,
Existe um trabalho incrível sobre o Yoga e a fibromialgia, encaminhei por email para você ler sobre este trabalho.

Existem 2 ervas muito indicadas pra fibromialgia, a Grarra do Diabo e a Unha-de-Gato.
Mas cuidado pois como disse, a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem.

Procure um posto de saúde da sua cidade, e veja se eles podem fornecer para sua esposa Unha-de-gato e Garra do Diabo, essas duas ervas estão dentro dos novos medicamentos que o SUS - Sistema Único de Saúde - passou a custear à base de espécies brasileiras.

O Ministério da Saúde, promoveu ano passado, um curso para médicos com o objetivo de capacitá-los a prescrever fitoterápicos (não sei se realmente aconteceu o curso, mas li em fevereiro de 2010 que seria ministrado ainda em 2010). Então é só confirmar em um posto de saúde perto de você.

Eu utilizo ervas da marca Nutriervas, tem site e existe em todo o Brasil.

Agradeço pela visita em meu blog.

Ana Carla.

Anacris disse...

Bom Dia Ana,
Li uma resposta sua para o Afonso, que fala de um artigo sobre fibromialgia. Tenho um diagnóstico de fibromialgia, as dores são constantes e as indicações médicas são remédios fortes, relaxantes musculares e exercícios. Como conheço pouco da doença busco sempre maiores informações.

Obrigado
Ana Cristina

Equilíbrio Mente e Corpo disse...

Oi Ana Cristina,

Esse é o link do estudo de Yoga e a fibromialgia.
Obrigada pela visita em meu blog, espero que melhore. Caso more em São Paulo, este professor (Gerson D'Addio) que escreveu este artigo ministra aulas em Moema, na Humaniversidade, e em vários outros lugares.

Abraço.

http://www.yogabrasil.org/yoga-terapia/sistema-musculo-esqueletico-e-juntas/141-ioga-e-fibromialgia.html

Anônimo disse...

meu nome é Claudia achei muito legal a sua materia.E gostaria de saber se vc pode me passar a receita do gel pois ja tem 10 anos que meu esposo sofre de dores na coluna nas pernas e o meu pai dores no joelho. Se vc puder me passar eu agradeço.
e-mail cv-figueira@bol.com.br.
Obrigada

Elianara disse...

Gostaria de saber como faço o geçl para dores com a planta baleeira se puder me passar pelo email elianara_epa@hotmail.com ficaria muito grata.
Abçs e que seja ainda mais iluminada!

Carolina Lanza disse...

Olá, meu nome é Zilda, e li sobre sua matéria referente a Erva-Baleeira. Gostaria de saber como se faz o chá e o gel da Erva.
Obg pela atenção e boa tarde !
Se possível, responda em meu e-mail: anacarolinaopastor@hotmail.com

Zilda disse...

Olá, meu nome é Zilda e li sobre sua matéria referente a Erva-Baleeira. Achei muito interessante.
Gostaria de saber como se faz o chá e o gel da Erva.
Se possível responda no e-mail de minha filha: anacarolinaopastor@hotmail.com
Obg pela atenção e boa tarde !!!!!

Unknown disse...

Comprei na LOja Açai e Cereais de balneario camboriu, alias quero deixar aqui meu apreço pela equipe de atendimento, sensacional.Obrigada.

buonavoglia disse...

Gostei da matéria, por favor como posso fazer o gel com a erva baleeira. Posso fazer em casa, ou devo mandar manipula-lo?
Alexandre.buonavoglia@gmail.com

Elianara disse...

Eu tenho Erva Baleeira fresca,colhida na hora para quem deseja fazer uso.Não a estou distribuindo livremente pois serão muitos os interessados mas caso necessitem,posso preparar inclusive as mudas mas não posso arcar c as despesas de envio.Caso queiram entrar em contato comigo:elianara8@gmail.com
Tenham uma boa saude!

Anônimo disse...

Voce pode comprar no moinho santa rosa proximo
ao mercadão municipal de são paulo.

Anônimo disse...

Por algumas vezes comprei pela internet, porém descobri que pessoas que vendem ervas (Mateiros), bem mais barato.
Carlos Luz-Nova Iguaçu Rj cluz22@yahoo.com.br

Elisabete disse...

OLÁ ANA. LI QUE VC FEZ O GEL DA ERVA BALEEIRA. GOSTARIA DE SABER COMO FAZER E SE PODE SER FEITO EM CASA.SEI QUE O GEL E DIFERENTE DA POMADA, VC TERIA A RECEITA DA POMADA TAMBÉM PARA FORNECER? MEU EMAIL É : listraube@yahoo.com.br Desde já meu obrigado. Grande abraço Beti

Francisco disse...

Posso fornecer folhas de erva-baleeira via correio, carta simples, suficiente para 2 (duas)doses para quem quiser fazer um teste. 41-9688-5410 (Tim)

Anônimo disse...

ola gostaria de saber como faço o chá, a tintura e o gel com a erva baleeira , se possível mim envie poelo meu email:rogeriopires125@hotmail.com, e qual a dosagem que se pode beber do chá e da tintura , pois o meu pai sofre já algum tempo com uma dor muito forte no ombro esquero , ja fez vários tratamentos e já tomou vários remédios e nada adiantou . desde já te agradeço !

Unknown disse...

Bom dia, meu nome e Eva
Gostaria de saber se a Erva Baleeira tem alguma contra indicação, por exemplo pessoa idosa.

Aguardo retorno...

Equilíbrio Mente e Corpo disse...

Olá Eva, quando publiquei este post, pesquisei e não encontrei em nenhum artigo e nem em livros nenhuma contra indicação. Mas sabemos que algumas pessoas podem ser mais sensíveis que outras e o que é bom para mim, pode não ser bom para você.

Sugiro que você procure seu médico, caso você tenha algum problema de saúde ou tome algum remédio diariamente. Pois algum princípio ativo da Erva pode interferir na sua medicação. Como eu citei no blog, a diferença do remédio e o veneno é a dosagem, ou a misturas feitas por conta própria.

Minha mãe já utilizou a erva baleira tanto em gotas, como em gel, e não teve nenhuma reação, ela tem 68 anos. Mas como disse, cada pessoa é única.

Os resultados que tive com o gel foram excelentes, caso queira utilizar externamente, vc pode fazer seu próprio gel, segue abaixo o link.

http://equilibriomentecorpo.blogspot.com.br/2009/05/como-fazer-tintura-mae.html - este link ensina a fazer a tintura mãe, você vai precisar primeiro fazer a tintura para depois fazer o gel ( na verdade, misturar a tintura no gel base, que vc compra em lojas que vende produtos para fazer sabonete, perfume, cremes, álcool cereal etc).

O laboratório Ache fez um remédio fitoterápico a base de baleeira, chama-se: ACHEFLAN, tem em Aerosol e pomada.

Sabe qual a história deste Acheflan?
O diretor-presidente da Aché, estava com muitas dores após um jogo de futebol na praia e os caiçaras fizeram uma infusão caseira a base de Erva Baleeira, ele sentiu na pele o efeito imediato e insistiu em produzir um medicamento a base de Erva Baleeira. Eu li isto no Jornal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2005/ju288pag03.html)

Espero ter ajudado um pouco.

Abçs.

Ana Carla.

eduardo gorgone disse...

Aqui em minha região, Vale do Ribeira, usamos a Baleeira como chá pra problemas estomacais e ela crua mesmo, macerada, como cicatrizante. Ela curtida em álcool de cereais é ótima como tintura pra uso externo (cicatrizante).

Anônimo disse...

boa tarde gostaria de dizer que a 5 anos atras estava sofrendo muito com dores na coluna fui ao medico fiz varios exames e deu hernia de disco, artrose e bico de papagaio.Fiz varios dias de fisioterapia tomei varios medicamentos, mais nao adiantou nada,ate q um dia minha tia mi falou desta erva baleeira disse q era p curtir ela no vinho casal de velho e tomar uma colher(sopa)3x ao dia fiz isso durante 4 meses e graças a Deus nunca mais tive dor na coluna.obs:curte a erva no vinho durante 8 dias depois è so tomar e ver os resultados, aqui onde moro no ES tem muita erva baleeira.

Anônimo disse...

boa tarde gostaria de dizer que a 5 anos atras estava sofrendo muito com dores na coluna fui ao medico fiz varios exames e deu hernia de disco, artrose e bico de papagaio.Fiz varios dias de fisioterapia tomei varios medicamentos, mais nao adiantou nada,ate q um dia minha tia mi falou desta erva baleeira disse q era p curtir ela no vinho casal de velho e tomar uma colher(sopa)3x ao dia fiz isso durante 4 meses e graças a Deus nunca mais tive dor na coluna.obs:curte a erva no vinho durante 8 dias depois è so tomar e ver os resultados, aqui onde moro no ES tem muita erva baleeira.

Coice de Mula disse...

Verdadeiro tesouro da flora brasileira, a tintura feita com alcool, cicatriza feridas, seca frieiras e micoses, cura contusões e inflamação nas articulações, o chá cura úlceras, aftas, hemorróidas; tem gente que usa como tempero (tem cheiro de caldo knor). Sem falar na parte mística, a afumentação com a erva espanta os maus espíritos... Eu tenho a erva em casa e utilizo as flores e frutos e algumas folhas para fazer uma infusão na cachaça. É o prazer da pinga junto com a cura!!! Acredite se quiser.

Anônimo disse...

Boa tarde,
meu marido tem fibromialgia e por acaso comecei fazer o cha de baleeira ele melhorou uns 80% das dores, mas ficou 3 dias sem tomar comecou a voltar, vou continuar fazendo so nao tomar em excesso q nao faz mal faca o teste com a baleeira que sua esposa vai sentir diferenca.

Anônimo disse...

Bao tarde, gostaria de saber como faz o cha de baleeira, unha de gato e garra do diabo juntos e se podem ser feitos juntos, qual a quantidade pode tomar por dia, pra pessoa com fibromialgia.
Aguardo retorno, se puder responder no meu email e daiany27@hotmail.con
Obrigada

Unknown disse...

Olá Ana! Recebi o diagnóstico de fibromialgia recentemente (dezembro de 2015) como o seu artigo é de 2008 gostaria de saber se pode me ajudar com alguma indicação atualizada. A muitos anos já acordo com dores de cabeça e por todo o corpo.Tenho 43 anos e muita esperança de ser curado desta doença
Meu email é araujolimeira@gmail.com

Aguardo seu retorno

Muito obrigado!

Araújo

José Francisco disse...

Prezados: solicito informação de como fazer o gel da planta Baleeira. Grato. José Francisco
Meu e-mail: professorgia@gmail.com

Unknown disse...

Oi que Deus contínue iluminando este coração bondoso se u puder me enviar a receita do gel ea tintura da erva sou esteticista e tenho muitas clientes com dores gratidão bernadetefm@gmail

Unknown disse...

Oi sou esteticista e tenho várias clientes com inflamações VC poderia me enviar como fazer o gel a tintura,que Deus contínue iluminando este coração bondoso,derramando suas bênçãos e sabedoria.bernadetefm@gmail.com gratidão

Unknown disse...

Onde posso adquirir essa pomada. Brasília, Distrito Federal????

Anônimo disse...

Bom dia, por favor, pode me passar o modo de fazer o gel é a solução de erva baleeira? Obrigada

Magda disse...

Por favor, gostaria de saber como fazer o gel, pomada e solução da erva baleeira, tenho dores no joelho e gostaria de usar a erva.obrigada

Anônimo disse...

Boa noite
Não existe nada como a erva balaeeira garra do diabo e sarssa parrilha importada manipulado juntos em alcool 70 de preferencia se for o alcoocl da marca sol ele e de alticima qualidade
eu tomo 1 ml dia

Unknown disse...

Sou de Jundiai/SP gostaria de adquirir uma muda da planta caso alguém daqui tenha avise eu irei buscar. Grata audley.

lilica disse...

Olá,bom dia!
Que informação preciosa. Bençãos pra todos! Se me permitem, uma pergunta: Como é feito o gel com erva baleeira? Meu irmão sofre muito com as dores reumatológicas, ele tbm sofre de epilepsia de difícil controle e não é aconselhável o uso desse chá, por causa dos medicamentos q ele usa para o controle das crises. Entaõ se puderem disponibilizar a receita ou onde eu compro esse gel,ficarei agradecida.

Se puderem este é meu email: liete11@hotmail.com

lilica disse...

Ola, bom dia! Preciosas informações encontrei nesse blog. Grata e muitas bençãos. PGostaria se puderem, por favor enviar para o meu email : liete11@hotmail.com, a receita do gel ou então onde posso encontrar? Grata.

Deolinda Blathorsarn disse...

Tenta um terapeuta ayurvedico...que trabalhe com a medicina ayurvédica porque há diversos recursos que podem te ajudar....

Deolinda Blathorsarn disse...

No Rio de Janeiro essa é muitas outras ervas podem ser compradas no Herborista em Copacabana....O Google pode fornecer endereço e talvez eles enviem pelo correio...

Deolinda Blathorsarn disse...

http://www.guialojas.com.br/lojas/produtos-naturais/herborista aqui vai o endereço do Herborista em Copacabana, Rio de Janeiro...Tem muitos tipos de ervas, todas essas citadas neste artigo e muito mais...Eu me trato com acupuntura é medicina ayurvédica, pois sofro de artrose na cervical, lombar, ciático e síndrome do pânico e recomendo muito estás terapias...

Unknown disse...

Ola, pode me ensinar a fazer o gel e a pomada de erva baleeira? obrigada

Postar um comentário