Nosso Corpo, Nosso Templo.

Por: Ana Carla Camargo.

O corpo é como um carro, não adianta só cuidar da “lataria”, se o motor não estiver funcionando bem o carro não anda. Temos que fazer revisões periódicas.

Prevenir significa dar ao corpo a atenção e o carinho que ele merece, através da reeducação alimentar, exercícios físicos, massagens e seguir uma rotina diária, então, como no texto do Personal Enio Ogata diz, temos que rever nossos conceitos sobre investimentos pessoais. Não basta simplesmente pagar um Personal Trainer, ou 10 sessões de Drenagem Linfática, pensando em cuidar só da “lataria/ carcaça” se seu corpo está cheio de toxinas.

Mas como nos livramos das toxinas?Através de escolhas, escolher melhor o alimento é um bom começo. Mas temos que nos livrar das toxinas acumuladas. Como Terapeuta Ayurveda, eu aconselharia um tratamento baseado na Ayurveda, que é muito eficaz, com uma dieta anti-AMA (toxinas) primeiramente.

Mas para quem não tem tempo ou simplesmente não quer mudar sua rotina diária (lembrando que o tempo, nós é que nos damos. Você é quem comanda seu corpo ou é seu corpo quem te comanda?, temos que deixar claro quem está no comando e seguir nossos limites e não o limite que nosso corpo nos impõem). Então podemos seguir para a prática mais comum, dieta alimentar (aqui entra a nutricionista), exercícios físicos (aqui entra o Personal Trainer) e Massagem, que pode ser a Drenagem Linfática por exemplo (aqui entra o Terapeuta, que pode ser Ayurvédico, holístico, Naturopata), sempre em conjunto, nunca uma única terapia ou tratamento. Não existe terapia totalitária, isto é, uma única terapia que possa tratar todos os sintomas.

Ingerimos toxinas no nosso dia-a-dia, através de medicamentos, estresse, dietas impróprias, bebidas alcoólicas, fumaça de cigarro (fumantes ativos ou passivo), poluição, agrotóxicos dos alimentos, entre outras maneiras. Essas toxinas são eliminadas pelo corpo de várias formas. (*)

Quando o processo de eliminação é prejudicado por algum motivo, o organismo começa a armazená-la nas células de gordura e no líquido intersticial (líquido que fica entre as células), formando as gorduras localizadas. Existem artigos que confirmam através de testes que o líquido retido no corpo pode apresentar uma toxidade que varia de 34% a 69% e essas toxinas armazenadas dificultam o nosso metabolismo. (*)
É nesse momento que entra o tratamento corporal de desintoxicação, que estimula a eliminação de toxinas, através da drenagem linfática. Então veja bem, drenagem linfática não é somente estética, como muitos pensam.

Muitas pessoas me procuram com o mesmo discurso. “Estou cheia de celulite, gorda, quero viajar neste final de ano, você tem 1 semana para acabar com este pneuzinho, você consegue?”, sempre respondo, “claro, espera um pouco que vou pegar meu bisturi e minha cânola”. Pessoas assim estão em busca de um milagreiro, que com suas mãos “santas” vão resolver todos os seus “problemas”. Mas a vida real não é assim, e sinceramente eu prefiro não me envolver nesta louca obsessão pela estética. Procuro mostrar o meu trabalho e caso a pessoa não se identifique, indico uma esteticista ou clinica de estética, por que você nunca vai conseguir um resultado, pois a alta estima desta pessoa está muito baixa e não é uma massagem que vai resolver.

Trabalho há algum tempo como Terapeuta, e possuo clientes que estão comigo há alguns anos, apostando também nesta idéia de "trabalhar de dentro para fora". Conseguimos excelentes resultados, até estéticos, por que quando se está bem, a estética é uma conseqüência.

A massoterapia pode nos proporcionar um meio de contrabalançar as tensões do trabalho e as pressões domésticas. Para um grande número de pessoas, rigidez e dor são um modo de vida ao qual se habituaram, e com freqüência, só depois que fazem ou recebem uma massagem, que percebem o quanto de sua energia é consumida pela tensão. (**)

A massagem pode ser uma viagem de auto-descoberta, revelando como é sentir-se mais relaxado e em harmonia, como é vivenciar o prazer de um corpo que pode respirar, prosseguir e movimentar-se livremente.
Pensando no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida, existem hoje métodos completamente naturais que atuam no processo de tratamento para promover o equilíbrio da pessoa. Cada organismo reage de uma forma ao estimulo, cada pessoa é um universo único. A terapia visa restabelecer o equilíbrio do corpo da mente e da alma. (**)

O conceito de bem-estar é baseado na noção de que as escolhas do estilo de vida que você faz ao longo dos anos têm um importante impacto no seu bem-estar mental, físico e espiritual. Nada como um corpo limpo, livre de toxinas e equilibrado para ser belo e feliz.


(*) - Retirado da Internet s/ menção do autor.
(**) Cecth - Centro de Estudo do Corpo.

2 comentários

BSG World disse...

Olá Ana Carla:

Tudo bem com vc ? Gostei do seu texto, pois, este assunto é importantíssimo hoje em dia, que estamos cada vez mais expostos a tantas toxinas, principalmente as psicológicas, que nós mesmos criamos e que desequilibram totalmente nosso interior. Fica aqui meu convite para vc dar mais uma olhada no meu blog:

http://carlike.wordpress.com

abs,

Carl

Unknown disse...

Oi Ana Carla,

Linkei esse texto em uma postagem do meu blog Blogterapia: Massagem para quê ?

http://www.blogterapia.com.br/2010/02/massagem-para-que.html

Abraços

Postar um comentário